sábado, dezembro 08, 2012

O VILÃO...AÇÚCAR


É possível optar pelo mais saudável sem abrir mão de seu sabor


Na maioria das vezes, o açúcar é produzido a partir da cana-de-açúcar e da beterraba. Assim, as muitas versões têm praticamente o mesmo percentual energético. O que muda é a forma de processamento, que pode acarretar variações no valor nutricional do alimento

 



Acucar refinado
Açúcar refinado (branco): É o mais comum, mas também o mais prejudicial. Passa por um processo de refinamento industrial, que elimina seus sais minerais e vitaminas.

Açucar mascavo
Mascavo: É escuro e úmido. Por não ser refinado, conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Tem um gosto forte de cana. É bom para o preparo de biscoitos e bolos.

Açucar orgânico
Orgânico: Mais escuro e grosso, é produzido sem aditivos químicos e sua qualidade se assemelha à do mascavo. Pode ser usado em qualquer receita.
Açucar cristal
Cristal: De cor amarelada, tem grânulos grandes, difíceis de dissolver. Passa por refinamento, mas conserva 100% dos sais minerais. É indicado para receitas.


Açucar impapável
Impalpável: Mistura do açúcar de confeiteiro com amido de milho, é o mais fino de todos. Usado na confecção da pasta americana para decoração de doces.

Açucar light
Light: De sabor doce acentuado, esse tipo de produto combina açúcar refinado e adoçantes artificiais, tornando-o menos calórico do que os outros.

Açucar de confeiteiro
De confeiteiro: É um tipo de açúcar super-refinado e pulverizado. Ideal para coberturas, glacês e merengue. Indispensável para as doceiras de mão cheia.

Açucar demerara
Demerara: Marrom, é um dos mais caros. Passa por leve refinamento e não tem aditivo químico. Tem altos valores nutricionais. Ótimo para pães e biscoito.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação!
Abraços.
Andréa