domingo, abril 19, 2009

HOJE É DIA DO INDIO!





A culinária do Brasil é resultado da mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos.
Muitas das formas de preparo e ingredientes são de origem indígena.
A alimentação indígena tinha como base a mandioca, na forma de farinha.
Mas também muitas frutas, pescado, caça, milho, batata e pirões.

Alguns alimentos de origem indígena que fazem parte do nosso dia a dia:


Mandioca:

A farinha-de-pau, de manic ou manibot - hoje dita mandioca era feita ralando-se a raiz que cresce dentro da terra em três ou quatro meses, tornando-se tão grossa quanto a coxa de um homem e longa mais ou menos de 1 pé e meio.
Depois de arrancá-la, secavam-na ao fogo ou ralavam-na, ainda fresca, numa prancha de madeira cravejada de pedrinhas pontudas, reduzindo-a a uma farinha alva, empapada, que ia para um recipiente comprido, de palha trançada - tipiti -, para escorrer e secar. O que escorre é um veneno mortal, por culpa do ácido cianídrico, que o sol faz desaparecer em dois ou três dias, deixando a manipueira livre de perigo. O resultadp é o tucupi, ingrediente essencial de um dos mais típicos pratos da cozinha brasileira, o pato ao tucupi - embora aqui não houvesse patos,, na época da colonização.

Pirão:

Prato de origem indígena, muito popular em todo o Brasil, constituído de papa grossa de farinha de mandioca misturada em água ou em caldo. É muito utilizado no acompanhamento de peixes.

Pipoca:

Do tupi pi'poka, estalando a pele.
O milho, que entre outras coisas permite a pipoca, de quem Debret, o pintor que veio fundar nossa primeira Escola de Belas Artes, disse que era a maior contribuição do brasileiro à cozinha mundial. (Sua receita, copiada dos selvagens: jogar o milho verde com sal no borralho e depois soprar as cinzas).


Tapioca:

Doce de origem indígena feito com a fécula da mandioca, espécie de beiju recheado com coco ralado.
Tanto o recheio quanto o adoçante foram introduzidos pelos portugueses.


Entre outras coisas, o indio nos ensinou a beber guaraná e mate, deixando-nos ainda toda a herança dos mingaus e pirôes.
Para temperar o alimento usavam a pimenta ou uma mistura de pimenta e sal pilada chamada ionquet, inquitaia, juquitaia, ijuqui. Sempre era colocado após o preparo e mesmo comido junto com o alimento, colocando-se a comida na boca e em seguida o tempero. O sal era obtido a partir de difíceis processos de secagem da água do mar, em salinas naturais — sal mineral — ou a partir da cinza de vegetais.



PARABÉNS AOS INDIOS!

3 comentários:

  1. Parabens pela materia e obrigada tambem Realmente temos muito que aprender com
    a cultura e crencas-
    Adoro tapioca e biju e todas comida tipica brasileira
    Hummmmmmmm

    ResponderExcluir
  2. Parabéns isso foi muito legal agente aprende um pouco sobre a cultura indígena e reseitas de intigamente elas faziam que hoje agente faz e usa no nosso dia-a-dia

    ResponderExcluir
  3. PARABENS MUITOS ANOS DE VIDA E QUE DEUS TE ILUMINE (...)

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação!
Abraços.
Andréa