PÁSCOA PARA OS JUDEUS
DE 8 A 16 DE ABRIL
Pessach (do hebraico פסח, ou seja, passagem), também conhecida como Páscoa judaica, é o nome do sacríficio executado em 14 de Nissan segundo o calendário judaico e que precede a Festa dos Pães Ázimos (Chag haMatzot).
Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro de Shemot (Êxodo).
Matzá
Matza é o substituto para o pão durante o feriado judaico da Páscoa, quando comer pão e produtos com fermentos é proibido.comida ou bebida feita à base de trigo, centeio, cevado, aveia ou espelta, ou de seus derivados, mesmo que em quantidade mínima, que é fermentado. A única exceção é a matzá, que é o pão não fermentado, pois foram tomadas precauções especiais para assá-la.
Matzá é o alimento básico durante Pessach. É um "pão ázimo", uma espécie de bolacha não fermentada feita de farinha de trigo e água.
O processo de fabricação é cuidadosamente controlado, e o tempo total de preparo não pode exceder 18 minutos, a fim de garantir que não tenha início a fermentação da massa.
As perfurações feitas na matzá antes de ela ser colocada no forno impedem a formação de bolhas de ar e o crescimento da massa.
Depois de assada, a matzá não corre mais perigo de fermentação.
Portanto, ela pode ser consumida sob qualquer forma, inclusive triturada em "farinha de matzá", a qual é utilizada no preparo de bolos, etc.
Chag Pessach Sameach!
Que bacana sua matéria Andrea!! Muito bacana, mesmo!! Legal saber de coisas diferentes (para mim). Continue com seu blog tão adorável (como a dona) e Feliz Pessach! Um Beijão!!
ResponderExcluirOrlando Baumel
Menina linda ate quem fim a encontrei ...
ResponderExcluiradorei seu blog e me de um alo ok
danielcook@live.com
sandaly.cook@msn.com
esperei vc em Tel aviv e vc nao veio ....
Beijos
Dan ...