quarta-feira, abril 08, 2009

PESSACH - PÁSCOA JUDAICA

PÁSCOA PARA OS JUDEUS
DE 8 A 16 DE ABRIL







Pessach (do hebraico פסח, ou seja, passagem), também conhecida como Páscoa judaica, é o nome do sacríficio executado em 14 de Nissan segundo o calendário judaico e que precede a Festa dos Pães Ázimos (Chag haMatzot).
Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro de Shemot (Êxodo).

Matzá

Matza é o substituto para o pão durante o feriado judaico da Páscoa, quando comer pão e produtos com fermentos é proibido.comida ou bebida feita à base de trigo, centeio, cevado, aveia ou espelta, ou de seus derivados, mesmo que em quantidade mínima, que é fermentado. A única exceção é a matzá, que é o pão não fermentado, pois foram tomadas precauções especiais para assá-la.


Matzá é o alimento básico durante Pessach. É um "pão ázimo", uma espécie de bolacha não fermentada feita de farinha de trigo e água.
O processo de fabricação é cuidadosamente controlado, e o tempo total de preparo não pode exceder 18 minutos, a fim de garantir que não tenha início a fermentação da massa.
As perfurações feitas na matzá antes de ela ser colocada no forno impedem a formação de bolhas de ar e o crescimento da massa.
Depois de assada, a matzá não corre mais perigo de fermentação.
Portanto, ela pode ser consumida sob qualquer forma, inclusive triturada em "farinha de matzá", a qual é utilizada no preparo de bolos, etc.






Chag Pessach Sameach!

2 comentários:

  1. Que bacana sua matéria Andrea!! Muito bacana, mesmo!! Legal saber de coisas diferentes (para mim). Continue com seu blog tão adorável (como a dona) e Feliz Pessach! Um Beijão!!
    Orlando Baumel

    ResponderExcluir
  2. Menina linda ate quem fim a encontrei ...
    adorei seu blog e me de um alo ok

    danielcook@live.com

    sandaly.cook@msn.com

    esperei vc em Tel aviv e vc nao veio ....

    Beijos

    Dan ...

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação!
Abraços.
Andréa